Lançado no Dia da Mulher, o single "Minha Mãe" já pode ser apreciado na Rádio Iara
15/04/2021 15:18 em Música

Acordes de violão se misturam às notas de violino e à percussão ritmada do retumbão, gênero musical típico da Amazônia, para evocar a poesia materna da natureza no single ‘Minha Mãe’, que não à toa partureja o nascimento do Coletivo Mergulho nas plataformas de música, distribuído pela Labidad Music, desde o dia 8 de março, dia internacional da Mulher.

Formado pelos atores-compositores-músicos Carol Magno e Renato Torres, o Coletivo Mergulho nasceu com o intuito de reunir toda a produção oriunda da parceria da dupla, e colaborações com diversos artistas da cena independente de Belém, sempre de forma horizontal e participativa, fortalecendo vínculos e aprofundando pesquisas em arte, nas mais diversas linguagens.

O single de estreia compõe uma das 13 faixas do álbum ‘Cantos de Encantaria’, que faz parte de um projeto criado pelo coletivo em 2013 a partir de viagens à lugares na natureza da Amazônia paraense e outros locais do Brasil, nos quais a dupla compunha canções conectadas com a energia de encantaria de diversas cidades amazônicas. 

Além do single, que conta com arranjo potente e imagético, em todos os aplicativos de música, o lançamento conta ainda com uma versão ao vivo só em voz e violão, estilo live, no canal do Coletivo no Youtube, onde um conteúdo completo sobre os bastidores desse trabalho será disponibilizado na medida em que o álbum completo for sendo apresentado. 

Para Carol, ‘Minha Mãe’ reverencia a natureza em suas mais diversas formas e entidades. “A canção traz muito do imaginário amazônida pautado nos saberes de matrizes indígenas e africanas, em uma narrativa que sugere uma dança de pés descalços, onde se saúda as mães da água doce e salgada, as mães de sangue e do coração, e a Amazônia, considerada por nós, a grande mãe do país”, destaca. 

Além das vozes de Carol Magno e Renato Torres, que também faz os violões, a canção conta com Katarina Chaves na percussão e Armando de Mendonça no violino. A arte do single é de Maurício Franco que também assina a capa do álbum e o figurino, este último confeccionado por Mariléa Aguiar; o design gráfico é de Eliane Moura, maquiagem de Cristina Pessôa e fotos de divulgação de Rogério Folha. O vídeo da live recebeu o apoio da Facom/Ufpa, Ana Prado, Alexandre Moraes, Igor Gurjão, Carlos Roosevelt, Natasha Leite, Jefferson Pleres, Tarik Coelho e Lourdes Carreira Guedes.

‘Cantos de Encantaria’ é uma realização do Coletivo Mergulho, financiado por uma emenda parlamentar do então deputado Edmilson Rodrigues assessorado por Inês Silveira, gerido pelos órgãos Fadesp (UFPA) e FACOM (Faculdade de Comunicação da UFPA), produtora Reator Cultural Socioambiental, e foi gravado, mixado e masterizado no Guamundo Home Studio por Renato Torres. O lançamento foi feito pela Labidad Produções.

Foto: Rogério Folha

Acompanhe o Coletivo pelos canais:

Youtube (youtube.com/ColetivoMergulho), Instagram (@coletivomergulho), Facebook (www.facebook.com/coletivomergulho)

Contato: coletivomergulhoarte@gmail.com / contato@labidadproducoes.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!