Escola de samba Os Colibris contará a história da aparelhagem Super Pop à avenida
22/02/2024 10:31 em Atualidades

Escola de samba desfila pela segunda vez no grupo especial (Joyce Ferreira/ Agência Belém)

O próximo dia 1° de março será uma data especial para o Grêmio Recreativo Carnavalesco Os Colibris. A agremiação participará pela segunda vez do desfile do grupo especial do carnaval, promovido pela Prefeitura de Belém, na Aldeia Cabana David Miguel.

História - A agremiação nasceu no bairro da Pedreira, em 2002, como bloco carnavalesco. No ano de 2015 se transformou em escola de samba, sendo campeã do terceiro grupo de acesso no mesmo ano. Em 2023, desfilou pela primeira vez no grupo especial.

A Os Colibris foi fundada por Alex Meireles, falecido em 2017, que era um apaixonado pela agremiação carioca Beija-Flor e resolveu fundar o bloco, que mais tarde viraria a escola de samba. Uma das homenagens à escola do estado do Rio de Janeiro vem no símbolo da agremiação de Belém, com a imagem do beija-flor.

"Nasceu na Pedreira e de uma paixão do meu pai, já falecido. Ele gostava muito da Beija-Flor e quando criou o Colibris quis externar esse amor que ele sentia pela Beija-Flor em outra escola de samba", contou o diretor de carnaval do Colibris, Alexsander Meireles.

Enredo - A escola vai levar este ano para a avenida o enredo: "É Tecno, é POP, é Som! Nas ondas sonoras, o voo da águia de fogo", uma imersão ao mundo das aparelhagens, contando a história do Super Pop, como explica Alexsander.

"Em 2024 vamos levar muita diversão e cor para a avenida. Uma homenagem à família Super Pop, uma das aparelhagens mais antigas do estado do Pará", informa o diretor da Colibris.

Para a realização do desfile, a Colibirs contou com a subvenção da Prefeitura de Belém, que este ano, disponibilizou R$ 2.715.750,00, divididos entres as agremiações carnavalescas e blocos. "A importância que a Prefeitura dá para as escolas de samba é essencial. Muita das vezes não conseguimos patrocínios de empresas privadas. Carnaval é cultura, aprendemos com ele. Quando a Prefeitura olha com esse carinho é um reconhecimento", afirma Alexsander.

Confecção - No espaço que serve para as confecções das fantasias da Colibris, localizado na travessa Angustura, a movimentação é intensa faltando pouco mais de uma semana para o desfile.

Tecidos, cola, máquina de costura e muita criatividade compõem a sala improvisada como almoxarifado. Artesã da escola desde 2015, Ana Paula Souza, de 33 anos, não para desde o início do mês de janeiro, quando o trabalho de confecção das fantasias começou.

Com a fabricação de roupas para mais de 1.100 brincantes que sairão na escola, divididos em nove alas e três carros alegóricos, a responsabilidade aumenta, mas ao mesmo tempo orgulha a artesã. "É muita felicidade ver a fantasia que criamos na avenida. É satisfação da conclusão desse trabalho de confiança dos integrantes da escola", comemorou Ana Paula.

Dinei Souza

Bateria - O coração de uma escola de samba também passa pela bateria, fazendo os integrantes e a torcida vibrarem juntos. Ao som do tantã, repique e tamborim, os 130 integrantes da bateria da Colibris ensaiam de segunda à sexta-feira para mostrar o melhor na avenida.

Os ensaios são na travessa Angustura, em frente a uma lanchonete. A rua fica cercada por moradores que acompanham de perto o trabalho que a escola vai levar para a avenida. A bateria é comandada pelo mestre Wilson Monteiro, que promete uma grande apresentação na avenida.

"Este ano temos algumas surpresas, vamos levar um arranjo nessa linha de aparelhagens, nossa famosa paradinha e outras coisas mais", destacou o mestre de bateria.

Bateria Escola de Samba Os Colibris ensaia de segunda a sexta para levar para avenida o melhor carnaval (Dinei Souza)

Desfile na Aldeia Cabana começa na sexta-feira, 23

O desfile dos blocos e escolas de samba em Belém começa na sexta-feira, 23, com as escolas de samba do 3º Grupo. No sábado, 24, é a vez das escolas do 2º Grupo; e no domingo, 25, os blocos tomam conta da Aldeia Cabana. Nos dias 1º e 2 de março, será a vez das escolas do 1º Grupo fazerem seu desfile.

 

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém

COMENTÁRIOS