Mostra itinerante com tema sobre as línguas indígenas brasileiras chega a Belém a preços populares
07/02/2024 14:54 em Atualidades

Foto: Agência Belém

A capital paraense recebe, de 7 de fevereiro a 28 de julho, a exposição  Nhe’e Porã: Memória e Transformação, que pode ser visitada no Centro de Exposições Eduardo Galvão, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A mostra nacional itinerante é uma realização do Museu da Língua Portuguesa e em Belém apresenta peças exclusivas, que fazem parte do acervo do MPEG. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve na abertura do evento, nesta manhã de terça-feira, 6.

Além de ser a sede da exposição em Belém, o Museu Goeldi também é correalizador da mostra, tendo contribuído com acervo linguístico desde a realização da mostra em São Paulo.

A curadora da exposição, a artista indígena e mestre em Direitos Humanos, Daiara Tukano, contou sobre a importância da mostra chegar à capital paraense. “Realizamos essa mostra em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, mas estar aqui em Belém, nessa Mairi, de tantos nomes, têm um significado todo especial para nós. É muito bom pisar nessa terra e fortalecer nossa língua, o orgulho de ser índígena”, reafirma a curadora.

 

Força das línguas indígenas

Ao todo 50 profissionais indígenas, entre cineastas, pesquisadores, influenciadores digitais e artistas visuais, compuseram o percurso circular que apresenta a importância e a força das línguas indígenas.

Daiara Tukano acredita que esse tipo de trabalho também é um ato de resistência, em um tempo em que se vive tanto luto. “A beleza da nossa luta está na resistência pela vida dos nossos parentes, pelo amor de água limpa, pelo amor de rios com alimento e florestas com saúde e que todos merecem usufruir”, complementa.

Serviço - Exposição itinerante Nhe’e Porã: Memória e Transformação
De 7 de fevereiro a 28 de julho de 2024
Local: Museu Paraense Emílio Goeldi - Centro de Exposições Eduardo Galvão, na Av. Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém;
Ingressos: R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia) e gratuidades garantidas por lei.

Texto: Márcia Lima, via Agência Belém
COMENTÁRIOS